A Importância da Segurança de Informações
560
post-template-default,single,single-post,postid-560,single-format-standard,bridge-core-2.9.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-27.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive
 

A Importância da Segurança de Informações

A Importância da Segurança de Informações

“Segurança da Informação é investimento imprescindível tanto em instituição privada e sobretudo em instituições públicas.”, Valéria Reani.

Em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o recurso da internet vem crescendo para finalidades como o teletrabalho, a comunicação com parentes, amigos e colegas, a busca por informações e momentos de lazer no consumo de músicas e vídeos.

Com isso, é preciso aumentar também os cuidados para evitar acessos indevidos, entrada de vírus ou golpes aplicados pela web, para garantir a segurança das informações.

A segurança do seu computador pessoal é, provavelmente, algo com que você já esteja lidando por um longo tempo. Se você atualiza o seu antivírus e cria senhas fortes para suas contas online, alterando-as regularmente, você tem todas as suas bases cobertas.

Outrossim, vale lembrar que a adoção do trabalho remoto, em tempos de crise da Covid-19, pode trazer uma série de riscos de cibersegurança às empresas mais desavisadas.

O coronavírus não apenas está colocando a saúde das pessoas em cheque, como também está sendo usado como isca por cibercriminosos para propagação de malwares invasão ou ataque surpresa.

Para coibir o ataque de cibercriminosos ressaltamos que a Segurança da Informação busca justamente garantir a Confidencialidade, a Integridade, a Disponibilidade e a Autenticidade de forma efetiva, assegurando que a informação seja acessada somente pelos responsáveis diretos, impedindo que seja divulgado para um usuário, entidade ou processo não autorizado.

Nesse cenário, em 05/11/2020, um hacker invadiu o Superior Tribunal de Justiça e criptografou todo o acervo de processos da corte e bloqueou o acesso também às caixas de e-mail de ministros da corte. Todos os dados e sistemas que estavam nos servidores do STJ foram criptografados. O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte.

Espera-se que os técnicos do tribunal e peritos de empresas terceirizadas consigam quebrar.

Neste momento, a íntegra do acervo do segundo tribunal mais importante da República está bloqueada e indisponível. Trata-se, seguramente, do mais grave ataque digital já cometido contra um órgão de estado do Brasil.

Portanto, o investimento com Segurança da Informação é imprescindível, tanto em instituições privadas e sobretudo em instituições públicas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

×